Ementa:
Fundamentos políticos e econômicos da indústria fonográfica. O fonógrafo e a criação da indústria fonográfica. A indústria fonográfica, o pop e a cultura de massas. Tecnologias da comunicação e a construção da indústria fonográfica: rádio, TV e Internet. O problema dos direitos autorais. Novos agentes e os desafios à indústria fonográfica tradicional: a tecnologia digital, a pirataria, as gravadoras independentes e a troca de arquivos na Internet. A indústria fonográfica brasileira.
Objetivos:
Promover uma reflexão sobre a formação e as transformações da indústria fonográfica e o processo de reconfiguração pelo qual os negócios ligados à música passam nos dias atuais, associados ao desenvolvimento de novas tecnologias e a mudanças no modo de produção na atual fase do capitalismo.
Além disso, a partir dos conceitos discutidos, o aluno deverá estar habilitado a analisar de forma crítica os modelos de inserção no mercado e ser capaz de elaborar um projeto de distribuição e promoção de artistas.
Outro objetivo é a criação de um blog da disciplina em que serão feitos os registros das principais ideias, conceitos e questões debatidas em aula, como forma de sistematizar os debates e ampliá-lo para além da sala de aula.
Metodologia:
As aulas serão divididas em duas partes, a primeira parte expositivo-dialogada e outra de debate. Na primeira parte, os professores farão a exposição do tema da aula e dos principais conceitos em questão. Na segunda parte, haverá um debate em torno de um texto previamente selecionado, no seguinte formato: uma breve exposição sobre o texto feita por um aluno apresentador, seguida de debate com a participação obrigatória dos alunos comentadores e colaboradores.
Obs.: Em algumas aulas previamente acordadas, podemos inverter a ordem das apresentações, ou seja, colocar o debate na primeira parte e a exposição-dialogada na segunda, como forma de aproveitar melhor a reflexão em torno do tema da aula.
A avaliação será dividida em quatro atividades, cada uma valendo o peso descrito na tabela abaixo. As duas primeiras atividades têm peso peso 4 (2 pontos para cada) e corresponde à participação nos debates de aula em que cada aluno exercerá dois dos três seguintes papéis: apresentador, comentador e colaborador. No debate, que acontecerá na segunda metade de cada aula, caberá a cada um destes as funções descritas abaixo:
Apresentador: aluno responsável por apresentar o texto escolhido previamente para o debate.
A terceira atividade tem peso 1 e consiste em participações voluntárias no blog e nas aulas, durante todo o curso.
A quarta atividade tem peso 5 e consiste na entrega do trabalho final escrito e na sua apresentação em forma de seminário. Os alunos, divididos em grupos, deverão escolher um músico, uma banda ou uma empresa de música para desenvolver UMA das seguintes opções, tendo como base os textos de leitura obrigatória:
(b) elaborar um projeto de distribuição e promoção.
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