sexta-feira, 26 de março de 2010

PROGRAMA DAS AULAS


Módulo I – Indústria fonográfica: da configuração à reconfiguração

O módulo I tem por objetivo traçar um panorama do desenvolvimento da indústria fonográfica e seus desdobramentos no Brasil, abordando suas principais transformações históricas e no seu processo de produção. Serão apresentadas também as relações entre atores-chave do setor: as indústrias de hardware e as indústrias de software, as gravadoras majors e selos/gravadoras independentes, os artistas e as gravadoras. As questões apresentadas nos ajudam também a debater: o que significa a tão disseminada crise da indústria fonográfica?

Aula II (24/03) - Panorama geral: estudos de música no Brasil

Discutir a presença e importância da música no cotidiano da sociedade contemporânea e apresentar de forma breve como a música é abordada a partir de diferentes perspectivas teóricas. A música pela ótica da Economia Política da Comunicação, da Antropologia, dos Estudos Culturais, da História/Memória e da Economia da Cultura.

Aula III (31/03) - A estrutura da indústria fonográfica: a configuração das multinacionais

Apresentar um panorama da indústria fonográfica e seus reflexos no Brasil, seu surgimento e as principais transformações ocorridas em sua configuração, assim como a relação entre a indústria de tecnologia e a indústria fonográfica (ou indústria de hardware e indústria de software).

Aula IV (07/04) - A indústria fonográfica no contexto da globalização

Aprofundar o debate sobre a indústria fonográfica no contexto da globalização, a manutenção ou crise do modelo que aglutina "artistas de catálogo" e "artistas de marketing", a flexibilização e terceirização da produção e a relação com as gravadoras e os selos independentes.

Aula V (14/04) - A produção independente

Traçar um panorama da chamada produção independente no mundo e no Brasil, discutir o conceito de indústria cultural, o conceito de independente e de que forma as autodenominadas independentes constroem o seu discurso em oposição ao conceito de indústria cultural. Análise do caso Biscoito Fino.

Aula VI (28/04) - Gêneros regionais: especificidades da indústria fonográfica brasileira

Discutir a relação entre a cultura regional e a indústria fonográfica, entre a produção nacional e a produção global e debater as perspectivas de fomento à cultura local/regional/nacional como forma de desenvolvimento.


Módulo II – Indústria musical: novos modelos de negócio

O módulo II tem como objetivo discutir os conceitos e os debates que giram em torno dos novos modelos de negócios propiciados pela maior disseminação e pelo barateamento das novas tecnologias de informação e de comunicação, bem como discutir os principais desafios colocados a estes modelos: a sustentabilidade, a informalidade e a diversificação da produção. Neste cenário, novos conceitos e campos de conhecimento - como indústria criativa, indústria do entretenimento, economia da cultura - procuram analisar a produção cultural a partir de novos indicadores, que possam inclusive subsidiar políticas públicas na área de cultura.

Aula VII (05/05) – Para além do mercado tradicional

Introduzir os conceitos e os debates que giram em torno dos novos modelos de negócios musicais, a descentralização da produção, a cultura como estratégia de desenvolvimento e como direito humano, bem como os discursos que negam a dimensão mercadológica da cultura do compartilhamento. A discussão deve ser acompanhada da análise de casos.

Aula IX (19/05) – Open Business Models: mudanças no paradigma do copyright

Discutir o conceito de Open Business Models a partir da análise do Tecnobrega e de outros casos similares no Brasil e no mundo.

Aula X (26/05) Práticas colaborativas: os usos da música em rede

Discutir a relação entre os novos modelos de negócios, o ideal do compartilhamento livre de música e as estratégias para a reestruturação da indústria fonográfica.


Módulo III – Propriedade intelectual: a grande fonte de disputa nos dias de hoje

O objetivo do módulo III é discutir um dos temas mais importantes no debate da Economia Política nos dias de hoje: a propriedade intelectual. Quais os novos desafios impostos ao direito autoral diante da maior facilidade de reprodução e compartilhamento de informações e bens culturais propiciada pelas novas tecnologias? Como conciliar o direito autoral e o direito de acesso à informação, à educação e à cultura? Como se constitui o debate público sobre a pirataria e quais são ações e políticas governamentais para regulamentação da internet, da propriedade intelectual e do combate à pirataria? Quais são as relações entre governo e indústrias na construção do discurso e do combate à pirataria?

Aula XI (02/06) – Propriedade intelectual e as novas formas de licenciamento

Discutir os novos desafios impostos ao direito autoral diante da maior facilidade de reprodução e compartilhamento de informações e bens culturais propiciada pelas novas tecnologias. São apresentados modelos alternativos às formas de licenciamento previstas na legislação autoral brasileira, entre eles o Creative Commons, o Copyleft e a Licença Arte Livre. Sem procurar se estender no âmbito jurídico destas licenças, o objetivo da aula é agregar à discussão sobre direito autoral a discussão sobre direito de acesso à informação, à educação e à cultura, tópicos essenciais na compreensão da cultura de compartilhamento nas redes ditas colaborativas, e instrumentalizar os alunos para a adoção de licenças flexíveis em suas ações na rede.

Aula XII (09/06) A crise da indústria fonográfica e a pirataria

Discutir as ações e políticas governamentais para regulamentação da internet, da propriedade intelectual e do combate à pirataria, e as relações estabelecidas entre o governo e a iniciativa privada na realização dessas ações. Apresentar também como vem se constituindo o debate público sobre o assunto, com o objetivo de desnaturalizar algumas informações sobre a pirataria que têm dificultado o aprofundamento do debate sobre os custos e benefícios econômicos e sociais das diversas políticas nessa área. Fazendo a relação entre os novos modelos de negócios praticados com a ajuda das novas tecnologias e a indústria cultural, a sessão visa também discutir as novas estratégias adotadas pelas grandes indústrias culturais para sair da suposta crise que estariam vivenciando.

Aula XIII (16/06) – A indústria da música e a regulamentação da internet no Brasil

Discutir o conceito de “Governança da Internet” e os marcos regulatórios que podem equilibrar o direito de autor e os direitos de acesso à cultura e à informação. Apresentar e discutir as medidas restritivas ao uso da rede que vêm sendo elaboradas em todo o mundo, com reflexos no Brasil.

Aula XIV(23/06) - Seminário

Aula XV (30/06) - Seminário

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