quinta-feira, 27 de maio de 2010

SMD - Uma nova mídia!

SMD - Semi Metalic Disc


Após alguns anos de intensas pesquisas, desenvolveu-se um conceito novo de reprodução musical, chamado Semi Metalic Disc (SMD), que com uma nova tecnologia, abordagem inovadora, criativa e rentável, reduziu o preço de comercialização de um Compact-Disc (CD) em quase 80%.
Com mudanças simples do padrão visual e garantia da qualidade da obra, aliadas a este método inovador de semi-metalização, o SMD visa disponibilizar a música à todos os cidadãos comuns por um preço justo. Sabemos que essas mudanças representam uma verdadeira revolução cultural. Tanto artistas independentes, como artistas de gravadoras e de selos fonográficos poderão ter seus discos prensados neste novo formato. O SMD preserva todos os direitos autorais.
O SMD (Semi Metalic Disc) é uma mídia 100% brasileira, e vem sendo um grande aliado na luta contra a pirataria no Brasil.

Produção


Os custos de produção do SMD são mais baixos, com descontos progressivos, permitindo que novos talentos sem patrocínios tenham suas obras lançadas no mercado. A fabricação do SMD é em média 30% mais barata que a do CD. Os SMDs são confeccionados nas mesmas fábricas dos CDs e tocam em qualquer aparelho, embora sua técnica de reprodução seja diferente da utilizada atualmente nos CDs.
As embalagens de acrílico foram substituídas por uma mais econômica e moderna - inquebrável, em papel cartão especial, com fechamento que facilita o armazenamento e garante a integridade da mídia. A ficha técnica e demais créditos podem ser impressos na própria capa, encarte, na revista ou no rótulo do SMD. A capacidade do SMD é de até 60 minutos de áudio (16/18 músicas).
Os SMDs podem ser produzidos em diversas cores e formatos, o que possibilita a utilização do produto em campanhas publicitárias ou que visem um público específico. Aliado a tecnologia, o objetivo do SMD é assegurar um preço baixo ao consumidor final, o que inibe o interesse do pirata e garante um maior volume de vendas para o artista.

Comercialização


Hoje, nos pontos de venda, o preço médio de um CD é R$ 19,00, fato este que impõe ao lojista uma margem de lucro inferior a 5%. Um pirata, por sua vez, sem qualquer custo, alheio ao pagamento de todo e qualquer tributo, vende um CD a R$ 5,00, com margem de lucro superior a 60%. Inviabilizando quase que totalmente a venda legal do CD. A lucratividade do lojista na venda do formato SMD é de 20%, mesmo preservando todos os diretos junto à pirâmide envolvida no processo de produção, fabricação, divulgação e comercialização.
O preço do SMD é impresso na capa, possuindo um preço fixo de comercialização, de forma que possa garantir o cunho social de combate à pirataria e acesso à cultura.

Tiragens/Distribuição


O artista tem a opção de produzir apenas o SMD, com tiragem mínima de 1.000 SMDs, que são vendidos à R$ 5,00. Ou pode optar pela Revista SMD (revista + SMD), com tiragem mínima de 1.000 Revistas SMD, que são vendidas à R$ 6,00 (na revista o artista pode inserir sua biografia, release, letras das músicas, patrocinadores, contatos, etc).
Se o artista quiser que seu trabalho seja distribuído nas bancas, a tiragem mínima é de 20.000 exemplares. Ele pode fazer também um número menor de Revistas SMD (1.000 exemplares por exemplo), e comercializá-las em seus shows, na divulgação do seu trabalho nas rádios, tvs e imprensa escrita. A distribuição do produto pode ser feita também pelas vias usuais (lojas de música e varejo), telemarketing, e-commerce, garantindo ao artista maior exposição da sua música.



Aqui vai uma pergunta que fiz à admnistração da empresa SMD em relação ao processo de "doação". Acho que é contestável esse ideal de "combate à pirataria"

”Gostei muito da idéia de combate à pirataria, e , por ideal artístico, gostaria de vender o trabalho (no caso o SMD) por "quanto a pessoa quiser pagar", ou seja, o comprador paga pelo SMD o quanto ele quiser, desde R$0,01 até R$X. Dessa maneira o ideal de combate à pirataria continua e o artísta comercializa sua obra de uma forma mais "pessoal": o que está sendo vendido, de fato, são as canções contidas no SMD, que não tem preço na vida das pessoas; o material(SMD, encarte, e caixa), que já pode ser calculado seu preço, é apenas o meio das pessoas terem acesso àquela obra, portanto, nada mais justo que cobrar pelo verdadeiro produto, que na sua essência, tem um valor diferente para cada pessoa. Podemos comercializar o SMD dessa forma?”

R: Obrigatório constar o preço R$ 5,00 (fonte tamanho 13pt) na capa da embalagem, na parte superior (lado esquerdo ou direito).

PS: Em caso de SMD Promocional, deverá constar o termo “SMD Grátis" ou "SMD Promocional".




Bom, é isso! Caso queiram mais detalhes é só entrar em www.portalsmd.com.br


Grande abraço, João Guarizo

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