terça-feira, 18 de maio de 2010

Quanto custa o gratuito? Aula do dia 12/05/2010

Quanto custa o gratuito? Tem por objetivo tratar do embate que ocorre entre tecnologia e indústria fonográfica (IF). A partir do pré conceito de que a tecnologia seria algo a servir a IF barateando os custos e agilizando a produção. Contudo, não foi o que ocorreu e ocorre devido a ganância de muitas dessas empresas tecnológicas que viram no negócio, de disponibilizar músicas para download, uma oportunidade para lucrar mais. Lançando, assim, produtos que comportassem tal tecnologia (ex: iPod). Ignorando o processo de produção e de gastos que gerados por este. De início, os lucros advindos dessa comercialização não eram repassados para a IF, o que ocasionou uma série de processos contra essas instituições tecnológicas. Percebendo que o lucro seria maior se não tivessem que viver pagando os processos, fruto da ilegalidade, e apenas firmassem um acordo de repassar uma parte dos valores, conseguidos com publicidade, para a IF. Como já sabemos, nem tudo que é gratuito é joinha, pelo contrário, tem todo um investimento capitalista e que ninguém se iluda mais com isso.

Sendo assim, o artigo explica e explicita o que é a Qtrax, o que ela representou no mercado da legalidade de baixar músicas; o que é DRM e como ele protege as músicas de serem compartilhadas e revolta os usuários; o fator da publicidade como algo que norteia o mundo da cultura musical, a partir do momento que os publicitários investem seu capital comprando um espaço de tempo nas rádios ou televisão e escolhem o que será tocado de acordo com o que acham que suas marcas representam. ; o cadastramento ativo e passivo dos usuários como uma roleta de acesso ilimitado/limitado ao conteúdo dos sites de download; E a IF e as redes sociais ( my space, you tube) que disponibilizam conteúdos de direitos da IF gratuitamente e seus recentes acordos de veiculação.

Abaixo temos a síntese das perguntas elaboradas pelo comentador, Thiago, para fomentar o debate já feito em sala.

1-Será que a guerra entre tecnologia e IF terminará? E o DRM acabará?

2-Como a empresa se utiliza do potencial das redes sócias?(you tube, my space)

3-O fato dos publicitários escolherem o que deve ser tocado influenciará na formação do gosto popular?

Considerações tiradas por alguns colegas de classe:

*A circulação física, CDs, diminuiu, mas as músicas continuam circulando.

* A transmissão ilegal dessas músicas ainda domina. Entretanto, é preciso lembrar que não é porque é grátis que é ilegal; e que a legalização vem ocorrendo. Exceto no Brasil que, ainda, não possui leis contra.

OBS: É importante ter em mente que esses dados relatados no texto, são referentes as majors. Pois as independentes possuem formas próprias de distribuição.

Um comentário:

  1. Oi, Lianne, as ideias estão um pouco confusas, acho que podemos organizar melhor os pontos principais da discussão. Faltou também dizer o nome do autor do texto: Michel Nicolau Netto, publicado na revista ArtCultura: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF16/M_Netto.pdf

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